• Página Inicial
  • Institucional
    • Palestras
    • Sobre Nós
    • Contato
  • Vídeos
  • Blog

LIVRO PUBLICADO

  1. Blog
  2. Institucional

É com imensa alegria, satisfação e honra que anuncio a publicação do meu terceiro livro intitulado Teoria e Prática na Educação Infantil. Trata-se de uma obra de cunho didático, que auxiliará na formação de cerca de 15 mil profissionais em sua primeira edição.

A obra que acumula 224 páginas está divididas em 5 partes:

Na primeira parte, intitulada Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação Infantil, apresento os principais fatos e grandes pensadores ligados à ideia de infância e seu processo histórico. Como por exemplo, as ideias educativas de Erasmo de Rotterdam (1466 – 1536), de Comenius (1592 – 1670), de Rousseau (1712 – 1778) e de Frederico Froebel (1782 - 1852).

Na segunda parte, intitulada Políticas Públicas e Educação Infantil: instrumentos para a prática docente, tive a preocupação de reunir os principais documentos dos últimos 30 anos que embasam esta etapa da educação.

Na terceira parte, intitulada Considerações Teóricas e Práticas sobre a Aprendizagem e o Desenvolvimento Infantil: limites e possibilidades, tive como um dos objetivos discutir algumas das principais teorias e autores que se debruçaram sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, fugindo sempre do saudosismo teórico que pode impedir a compreensão e o respeito às mais diversas linhas de pensamento existentes. Piaget e Vygostky foram minhas fontes primárias principais.

Na quarta parte, intitulada Uma Didática para a Educação Infantil, busquei realizar uma discussão em torno do “como ensinar?”. Como ensinar matemática, como trabalhar as diversas linguagens e mais, a relevância da afetividade para que todas essas aprendizagens se efetivem de maneira saudável na Educação Infantil.

Por fim, na quinta e última parte, intitulada Organização e Prática: o trabalho pedagógico na Educação Infantil, enfatizei a importância do ato de planejar, das possibilidades e das formas de se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil, buscando sempre um olhar sensível para o processo de avaliação.

Sobre esta obra coloquei não somente minha visão teórica, mas toda minha experiência e inquietações que sempre permearam o meu próprio fazer docente, fosse na Educação Infantil ou não. Tenham em mente que essa obra é, como disse muitas vezes em suas páginas, uma “verdade possível” dos fatos e visões que apresentei. Em nenhuma das linhas produzidas nesta obra tive intenção de “colonizar” os pensamentos de meus alunos, leitores etc, de maneira a fazê-los pensar todos da mesma maneira. Muito pelo contrário! Entretanto, espero que este livro seja um ponto de partida e uma fundamentação para que eles busquem novos caminhos para se pensar a Educação Infantil!

Agradeço imensamente a UniCesumar pela confiança, e em especial minha então coordenadora a Profa. Me. Marcia Previato, pessoa pela qual tenho imenso respeito e admiração. Agradeço também toda a equipe de edição, sem eles meu trabalho não seria nada. Muito obrigado.

E por fim, o sentimento que deixo com mais este livro enquanto pensador, professor, educador, poeta apaixonado, escritor é aquele que já anunciei nas páginas iniciais da obra: “Desejo que esse material auxilie a formação de meus alunos, leitores, e que sua formação possa dar a eles condições para transformar a educação, nunca menos que isso!

“Se for para me superar, faça. Se for para repetir tudo o que eu já fiz, não vale a pena! Desista!” (BRANDÃO, 2010, p. 7).

2017 - 2019 © Todos os direitos reservados. 29.274.498/0001-62Maringá - PR
Produtos
  • Palestras
Social
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Instituto
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Contato